Jesuítas - Missão Tranformadora

Vocação Jesuíta – Etapas de Formação do Jesuíta
Vocação Jesuíta – Etapas de Formação do Jesuíta

Aumentar tamanho da fonte Diminuir tamanho da fonte Imprimir Indicar essa página

Para formar um Jesuíta, são necessários anos de estudos, orações e dedicação à estruturação do ser voltado para o bem ao próximo e à difusão da justiça, em harmonia com outras religiões. Conheça as etapas dessa formação.

Plano de pré-noviciado

Depois de ter participado de encontros do Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano, e concluído, pelo menos, o ensino médio, o jovem é admitido no plano de pré-noviciado. No primeiro semestre, o jovem vive com seus familiares e é assistido por um jesuíta, através de visitas e encontros, em São Leopoldo. A chegada do segundo semestre acarreta o ingresso em uma casa de formação, em Campinas (SP).

Noviciado Topo

O Noviciado é um tempo especial para o estudo dos objetivos da Congregação. Nesse período, abre-se espaço para orações e discernimento a respeito da vida religiosa. Depois de dois anos de vivência espiritual, o Noviço jesuíta estará apto para comprometer-se com o Senhor através dos votos de pobreza, castidade e obediência perpétuos na Companhia de Jesus.

Juniorado Topo

Feitos os primeiros votos, o jovem jesuíta passa ao Juniorado. Faz a experiência de vida interprovincial, com Juniores Jesuítas de todo o Brasil. Diversifica-se a formação no Juniorado, segundo a vocação de padre ou irmão. Durante dois anos, faz os estudos de história, literatura, idiomas.

Filosofia Topo

Com duração de três anos, a etapa de Filosofia ocorre, normalmente, em Belo Horizonte, em Minas Gerais. Tem, por objetivo, ensinar a pensar com lógica e precisão, formar o senso crítico e preparar as bases para os estudos teológicos.

Magistério Topo

O Jesuíta, durante o Magistério, se integra mais no corpo apostólico da Companhia de Jesus. É um tempo forte de serviço pastoral, de integração na missão e no estilo de vida numa comunidade apostólica de sua Província. Essa experiência dura normalmente dois anos e contribui para alcançar a maturidade religiosa e apostólica.

Teologia Topo

A faculdade de Teologia, ciência que busca dar uma resposta às interrogações do mundo de hoje, à luz do Evangelho, dos dados da Revelação e da Tradição católica, visa à construção de uma sociedade justa e fraterna. Durante três anos, o curso prepara o Jesuíta para o Ministério Ordenado.

Terceira Provação Topo

Após alguns anos de trabalho apostólico, o Jesuíta que passou pelas provações iniciais encara ainda uma terceira provação. Desta vez, são retomados os elementos iniciais de seu ingresso na Companhia de Jesus. Depois de receber o convite para os Últimos Votos, o Jesuíta está pronto para trabalhar onde a ordem julgue que seu esforço será mais proveitoso.

Imangens Vídeos
Avenida Luiz Manoel Gonzaga, 700 - Bairro Três Figueiras.
CEP 90.470-280 - Porto Alegre (RS).
Telefone: (51) 3343.2466

© Copyright 2013 Jesuítas Brasil Meridional | Política de Privacidade

A Associação Antônio Vieira é certificada como
Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS,
nas áreas de educação e assistência social.

Binário Internet